Aprendizagem Criativa
para Nativos Fabbers / Fabber Natives native fabbers

A evolução da tecnologia e presença de Fab Labs e Maker Spaces está tornando a fabricação digital cada vez mais acessível. Da mesma forma que a computação, em breve a fabricação digital se tornará disponível e pessoal.

Se hoje temos uma geração de nativos digitais, ou seja, crianças que nascem com acesso a equipamentos computacionais, celulares e internet, em breve teremos o surgimento de uma geração com acesso a impressoras 3D, fresadoras de precisão, máquinas de corte à laser, etc.

Chamamos esta nova geração de: nativos fabbers (ou "fabber natives").

Esta nova geração deve ser preparada e ensinada sobre as possibilidades e meios para o desenvolvimento do protagonismo no uso da fabricação digital desde cedo.

Para os nativos digitais temos o ensino de Pensamento Computacional através de ferramentas como o Scratch e computação desplugada. A fluência tecnológica é capaz de tornar os nativos digitais em criadores de conteúdo e não somente consumidores.

Para a futura geração de nativos fabbers, precisamos de soluções para criação de fluência na fabricação digital, para que possam criar suas próprias soluções e não somente consumir (e fabricar) o que está pronto e disponível na internet.

A forma com a qual apresentamos as ferramentas de fabricação digital é de extrema importância para que possamos mostrar seu potencial.

Esta pesquisa busca encontrar meios de apresentar a fabricação digital de forma criativa e protagonista para crianças de 5 a 8 anos através da utilização de práticas baseadas na Aprendizagem Criativa.
Vídeo - experimento para impressão 3D e corte laser de desenhos na pré-escola
[Música "Teamwork" por Scott Holmes]
Visitas no POALAB e pesquisa para impressora 3D de baixo custo

O projeto

Vídeo - exlicando o projeto

Música "Admin" por A. A. Aalto

Para saber mais:

Este projeto busca unir os conceitos e ideias da Rede Fab Lab, que teve origem no
Centro de Bits e Átomos (CBA) do MIT, com as ideias do Grupo Lifelong Kindergarten (LLK)
também do MIT.
Para conhecer mais sobre estes conceitos fundamentais do projeto, acesse:

O projeto é realizado no POALAB do IFRS Campus Porto Alegre e no Espaço Maker Invenio da ULBRA Canoas
sob a coordenação do professor André Peres e da professora Fabiana Lorenzi.

contato: andre.peres@poa.ifrs.edu.br